Peregrinação Diocesana a Fátima

9 de Setembro de 2017

Neste ano centenário das Aparições de Nossa Senhora, e a exemplo do gesto do Papa Francisco, quer a Igreja do Porto com os seus leigos, consagrados(as), diáconos, presbíteros e bispos, com as suas paróquias e vigararias, com os seus Seminários e Colégios, com as associações, instituições, irmandades e movimentos apostólicos ser «peregrina na esperança e na paz» junto de Nossa Senhora, em Fátima.

Vamos agradecer, um ano depois, a visita que a Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima fez ao Porto, de 10 de abril a 1 de maio de 2016.

Vamos como Igreja inteira peregrinar a Fátima para caminharmos com Maria pelas fontes da alegria. Escolhemos como lema desta peregrinação diocesana: Com Maria, Senhora de Fátima, Igreja do Porto peregrina e missionária.

Colocamos no coração da Mãe, a Senhora da Mensagem de Fátima, os sonhos e projectos da Igreja do Porto neste caminho sinodal aberto a todos.

Queremos, desde já, convocar toda a diocese para participar nesta peregrinação diocesana, no próximo dia 9 de setembro, e aí iniciarmos o novo ano pastoral.

Apelamos à compreensão e à participação de todas as comunidades cristãs, conscientes de que a presença dos sacerdotes e diáconos na peregrinação diocesana obrigará a que sejam reorganizadas e suprimidas algumas celebrações vespertinas nas paróquias.

Somos uma Igreja que se estende pelas terras de Santa Maria e tem a Senhora da Assunção como padroeira da catedral e da diocese. O Porto, cidade da Virgem, invoca a Senhora de Vandoma e guarda com filial devoção a sua imagem esculpida no brasão da cidade e impressa na alma dos portuenses.

Confiamos, em cada manhã, à Mãe de Deus e nossa Mãe, com as mesmas orações que as nossas mães nos ensinaram a rezar, esta amada Igreja do Porto, os seus habitantes e quantos diariamente nos procuram para trabalhar ou nos visitam e aqui encontram a beleza da terra, o valor do património, os campos abertos da cultura, o espírito acolhedor das nossas gentes e o testemunho feliz da nossa fé em Cristo vivo e ressuscitado.

Carta Pastoral – Peregrinos com Maria pelas fontes da alegria pascal

INSCRIÇÕES NA SACRISTIA DA IGREJA PAROQUIAL DE MATOSINHOS – 10€